sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Varca


Há algum tempo tenho me esforçado para entender o conceito por trás de certos nomes... Sei que muitas vezes a proposta do marketing é exatamente chamar a atenção... seja de forma positiva ou seja de forma negativa. Entretanto até hoje não entendo o conceito por trás do nome "Varca". Para aqueles que não estão familiarizados irei explicar: "Varca" é uma loja de ropas especializadas em tamanhos especiais (Tamanhos 50 a 80)... Exatamente!... É uma loja para pessoas obesas!
E sei que a última coisa que uma pessoa obesa quer é ser ridicularizada ou receber uma alcunha desagradável como "Vaca", "Boi", "Porco", etc. Entendo isso pois tenho amigos obesos e que sofrem preconceito em virtude de suas medidas fartas... Não sei o que se passa na cabeça de um lojista ao escolher tal nome para uma loja especializada em roupas de tamanhos especiais. Será que não tinha outro nome mais apropriado... Na minha concepção, "Varca" equivale a "Vaca"... Esta mera adição de um "r" não muda o som ou tira a semelhança do relacionado à nossa amiga produtora de leite. Como se já não bastasse o fato de as roupas serem horrorosas, as blusas terem o mesmo corte de uma toalha de mesa, as calças parecerem cortinas... Nenhuma mulher gosta do estilo "Beth Carvalho/ Alcione"... mas a falta de opção leva as pobres gordinhas a se forrarem com metros e mais metros de viscose.
"Porrco"
"Gorrdo"
"Orbeso"
"Jô Soarers"...
Tudo isso equivale ao nome 'Varca". E o mais interessante é que esta loja é a líder de vendas para este segmento. Será que não existem outras lojas para tal público? Será que as pessoas relevam o nome? será que a confecção das roupas é maravilhosa? Será que a loja "Gordo Elegante" tem os preços mais altos?

4 comentários:

Juliana Sampaio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana Sampaio disse...

Sabe que já fiquei pensando nisso? Todos os dias, voltando do trabalho, passo em frente à fatídica loja e me pergunto a mesma coisa. Resolvi procurar no Google se há algum significado, apareceu que Varca é um vilarejo em Goa, na Índia. Nada a ver total, certeza que não foi isso que deu origem ao nome.

Anônimo disse...

Varca é o sobrenome da família, originária da Itália, fundadora e proprietária da marca.

Unknown disse...

Nossa história começa em 1939, um ano de perspectivas desanimadoras. Começara a 2º Guerra Mundial e a ocasião era pouco propícia para se iniciar um negócio.

Porém Dona Philomena Varca não se intimidou com as previsões mais sombrias. Com fibra e coragem resolveu enfrentar o desafio daqueles tempos conturbados e, munida de uma velha máquina de costura a pedal, dedicou-se à confecção de camisas por sua própria conta.

Foi um início modesto, na Rua Francisco Leitão, 430 quando dona Filomena enfrentou ainda outro problema: ela não sabia cortar. Mas, com bom senso, encontrou a solução: comprava camisas feitas na antiga Casa Delta, na Rua São Bento, e desmanchava-as para fazer os moldes.

Trabalhado com entusiasmo, o sucesso não demorou e logo Dona Philomena viu suas camisas conquistarem fama. A máquina a pedal foi substituída por uma máquina elétrica. Depois, a primeira máquina industrial, logo outra, mais outra... Dona Philomena chegou a ter uma oficina com 30 máquinas trabalhando na confecção de camisas brancas e pijamas.

Dois anos depois, em 1941, é inaugurada a primeira loja da Camisaria Varca (foto ao lado). Dona Philomena já conta, então, com a colaboração do filho, Francisco ""Chiquinho"" Varca Thomeu, que imprime uma direção empresarial à nascente indústria. Os efeitos não tardam a surgir e a firma aumenta sua produção e venda. No final da década de 1940 a Camisaria Varca já é uma empresa sólida e seus produtos conquistaram o mercado pela sua alta qualidade.
Em 1951, Chiquinho casasse com Dona Yolanda Ferreira Thomeu, que, a partir de 1953, também começou a participar ativamente da direção da firma.

Cerca de 40 anos, a Camisaria Varca começou a fabricar roupas para homens gordos, para atender a alguns pedidos. Os pedidos se renovaram e o atento empresário Chiquinho Varca percebeu a lacuna existente no mercado. Deu início, então, à produção de roupas em tamanhos grandes em larga escala, obtendo amplo sucesso. O êxito alcançado com essa iniciativa pioneira no Brasil levou a Camisaria Varca a dedicar-se exclusivamente a artigos para homens gordos, tornando-se um nome conhecido em todo o país, nessa área, comercializando roupas sociais e esportivas de fabricação própria e de etiquetas famosas, além de acessórios para o vestuário.

E na história que começou há 70 anos com a dedicação de Dona Filomena entraram mais dois personagens, os netos Francisco Varca Thomeu Filho e Márcio Varca Thomeu, o primeiro responsável pelas lojas e pelo departamento de compras da empresa, e o segundo na direção da indústria.

Hoje, com o falecimento do Seu Chiquinho e a aposentadoria do Chico filho, a camisaria Varca, com suas nove lojas espalhadas pelo Brasil, comandadas e administradas por Márcio, que trouxe com ele mais uma geração, seus filhos Rafael Varca Thomeu e Fernando Varca Thomeu, a Camisaria Varca certamente superou os sonhos de Dona Philomena Varca.